O Jornal Económico divulgou esta semana o convite realizado pela presidência brasileira à Portugal e Angola para países observadores do G20, ao que o Governo português aceitou “com satisfação”. Isso quer dizer que Portugal vai acompanhar em permanência os trabalhos do grupo das vinte maiores economias a nível mundial.

O G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, foi criado em 1999, como uma forma de coordenação entre os países-membros ao nível ministerial, após uma sequência de crises económicas internacionais.

Para além de Portugal e Angola, a presidência brasileira convidou o Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega e Singapura.

No mandato que vai exercer até 30 de novembro de 2024, o Brasil, que elegeu como temas centrais o combate à pobreza e as alterações climáticas, pretende organizar mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 reuniões ministeriais, culminando com a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada no Rio de Janeiro, em 18 e 19 de novembro de 2024.

Saiba mais diretamente no Jornal Económico.