O evento, que ocorrerá na quinta-feira, dia 27 de julho, é gratuito e contará com o relato da experiência, dos desafios e das estratégias de sucesso no processo de abertura do mercado.

Conhecer o mercado português e suas oportunidades é, sem dúvida, o desejo de muitos empresários brasileiros que buscam ampliar seus negócios. Com este enfoque, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizará o webinar Direto do Mercado: Edição Portugal, no dia 27 de julho. As inscrições estão disponíveis aqui. Essa edição da websérie contará com a participação do escritório da ApexBrasil em Bruxelas, em cooperação com a embaixada do Brasil em Lisboa, além da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.

O seminário apresentará oportunidades mapeadas para produtos brasileiros, bem como serviços disponibilizados para empresas interessadas em acessar ou expandir suas operações em Portugal. O evento é voltado para as empresas interessadas no mercado português com enfoque nas empresas não exportadoras e exportadoras iniciantes.

A atual edição contará, ainda, com o relato da experiência, desafios e estratégias de sucesso no processo de abertura do mercado por uma empresa convidada, que já possui operações no país.

A Websérie insere-se no esforço da ApexBrasil de dar lastro econômico ao aprofundamento das relações entre Brasil e Portugal. Conforme Jorge Viana, presidente da Agência, estamos vivendo um momento histórico nas relações entre Brasil e Portugal, com a volta da diplomacia presidencial do governo Lula e Geraldo Alckmin. “A ApexBrasil desempenhará um papel fundamental no restabelecimento de uma relação econômica, social, política e afetiva sólida entre os dois países, trazendo benefícios para ambas as nações e seus povos. Portugal é o Brasil na Europa!”, destaca o presidente.

Portugal em Foco

Em 2022, o Brasil foi o sétimo maior fornecedor de Portugal, com tendência de aumento da participação, que passou de 1,5%, em 2013, para 4,4%, em 2022. Para os empresários interessados em conhecer o panorama de oportunidades em Portugal, a ApexBrasil publicou o estudo sobre o Perfil do país, reunindo informações econômicas, comerciais, de acesso a mercado e de investimentos. Acesse o perfi Portugal aqui.

Segundo o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, existem 516 oportunidades de exportação em Portugal, principalmente em artigos manufaturados (149 produtos), em produtos alimentícios (82 produtos) e em produtos químicos (77 produtos).

A aproximação com o Portugal tem sido uma das prioridades da ApexBrasil. Em abril, a Agência promoveu o Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com apoio do Banco do Brasil. A delegação brasileira, liderada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, levou 75 empresários, de mais de 60 empresas brasileiras.

O Fórum priorizou as empresas de setores com alto padrão de inovação e que indicam o futuro da relação bilateral, como tecnologia, incluindo um grupo de startups, mobilidade, saúde e transição energética. Nessa oportunidade, também foi assinado o Memorando de Entendimento entre a ApexBrasil e sua contraparte portuguesa, aAgência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Em junho, fruto de uma parceria com a AICEP e com a Embaixada de Portugal, a ApexBrasil realizou o Seminário Empresarial Brasil-Portugal, com painéis sobre Transição Energética e Mobilidade; Agronegócios e Sustentabilidade; e Tecnologia e Inovação, com a presença de CEOs de grandes empresas brasileiras e portuguesas. A gravação completa está disponível aqui.

SERVIÇO

Fonte: Apex Brasil